Manutenção de veículos pode mesmo ser uma dor de cabeça | MaxiFrota - Sistemas De Mobilidade
28 de abril, 2020 2340
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Manutenção de veículos pode mesmo ser uma dor de cabeça

Para as empresas que possuem frotas por todo o país, um dos grandes desafios é manter os veículos com a manutenção em dia, aptos a rodarem pelas estradas estaduais e federais sem prejuízos ao dia a dia do negócio, certo? As dificuldades que acompanham essa rotina são comuns a diversas empresas: muito tempo dedicado ao controle por planilhas; erros no controle manual das programações de manutenção preventiva; horas gastas com orçamentos para aprovação de uma manutenção veicular; decisões sobre compra de peças e serviços sem conhecimento de preços referenciais de mercado; dificuldades em reduzir o tempo de indisponibilidade de frota. Ufa!

A boa notícia para essa dor de cabeça é que esses desafios podem ser superados com alguns passos. Então, fique atento às dicas que damos a seguir e aproveite para colocar em prática ainda hoje.

Motorista parceiro

Estabelecer uma relação de parceria com os motoristas pode ser o diferencial. Como esses profissionais estão em contato com o veículo, sabem identificar muito bem os problemas do dia a dia, possibilitando um maior controle de frota e facilitando a gestão de manutenção de frota.

E os treinamentos de promoção da direção defensiva, de aspectos sociais e relacionados à saúde do motorista? Você já pratica, não é? Temas como alimentação saudável e remédios que devem ser evitados enquanto estão ao volante são muito importantes. Fique ligado! Uma combinação de iniciativas repercute diretamente em uma gestão eficiente de manutenção de frotas. 

Conheça os dados

Sabemos que essa tarefa é um desafio para muitas empresas. Daí a importância das planilhas e relatórios como aliados. O controle de frota exige que esses dados sejam facilmente acessados quando necessário. Assim, no momento de fazer a manutenção preventiva de veículos, vai ser possível visualizar a periodicidade e demais informações.  A organização dos dados da frota também permite um mapeamento das operações, os maiores gastos, onde é possível fazer cortes. Assim, as informações são reunidas e catalogadas para a melhora completa do trabalho. O controle total sobre a frota permite a redução dos custos e, consequentemente, a alta na produtividade.

Confie nos softwares

Já pensou que existe uma melhor forma lidar com os dados? São os sistemas de gestão de frotas que não apenas substituem as conhecidas planilhas de Excel. Lidar com um software inteligente é muito mais do que isso.

Se a sua necessidade é gestão de manutenção de frota, é possível encontrar plataformas que concentram informações sobre orçamentos, controle de estoque e acompanhamento de manutenções. Dessa forma, na ferramenta podem-se fazer orçamentos online com diversos credenciados ao mesmo tempo. Além disso, criar planos de manutenção preventiva e controle de estoque de peças.

O processo de manutenção e aquisição de peças fica mais ágil e econômico quando existem diversos estabelecimentos para cotações. Como resultado, ganha-se em tempo, otimização das escolhas e maior controle de frota. Assim, da operação a gestão estratégica: a sua gestão de manutenção de frota nunca mais será a mesma.

Todos esses ganhos na redução das despesas e maior controle de frota são possíveis ao garantir a eficiência na manutenção preventiva de veículos. Portanto, busque a melhor solução para a sua empresa e obtenha condições facilitadas em uma ferramenta de gestão de frotas. É só clicar aqui.