Para que os veículos da frota não deixam o motorista na mão, é preciso ter alguns cuidados com o carro constantes para sua melhor conservação e manutenção.
Não apenas ao abastecer, para evitar que combustíveis adulterados prejudiquem o motor, mas também ao guardar o veículo, preferindo vagas na sombra e em locais seguros, ou ao lavar o veículo, preocupando-se em retirar todos os resíduos de poeira sem arranhar a pintura do automóvel.
Essa breve lista indica alguns dos cuidados com o carro mais conhecidos, mas existem também indica outros aspectos do veículo aos quais você deve se atentar mensalmente. Veja a seguir:
Freios
É importante inspecionar, periodicamente, o líquido de freio. Caso perceba que o seu nível está abaixo do recomendado no reservatório, fique atento: isso pode indicar algum vazamento no sistema, o que pode exigir reparação ou substituição de peças.
Se nenhum vazamento for constatado, essa diminuição pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e discos de freio. Nesse caso, não deixe de levar o seu veículo ao mecânico a fim de que todo o sistema de frenagem seja analisado.
Correias dentada
A função dessa peça é sincronizar diferentes partes do motor de um veículo, e seu desgaste ou quebra poderá ocasionar a trava do motor comprometendo os demais componentes associados, como o virabrequim, o comando de válvulas e o alternador.
Sua substituição geralmente ocorre a cada cerca de 50 a 100 mil quilômetros rodados, ou a cada 3 anos.
É preciso verificar as indicações o manual do proprietário e realizar a inspeção regularmente desse item (como a cada 10 mil km rodados ou dentro do cronograma de cuidados com o carro por mês) para ir avaliando a necessidade de troca antecipadamente.
Pneus
No caso dos pneus, a principal preocupação é com o desgaste. Observe e, se notar uma área mais gasta no centro da roda, é sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante.
Se esse desgaste for maior nas laterais, pode indicar pressão abaixo do recomendado e, caso o desgaste esteja em algum lado interno ou externo, desconfie de problemas de alinhamento da suspensão.
Calibragem
Calibrar os pneus na pressão ideal contribui para a economia de combustível e evita desgastes prematuros. Dentre os cuidados com o carro todos os meses, esse provavelmente é o mais comum, mas também é muito fácil negligenciar essa atividade.
Procure fazer a calibragem com o veículo frio no mínimo duas vezes por mês (a cada 15 dias), mas se possível, indique aos motoristas a realização da calibragem a cada 7 dias e recorra ao manual para obter informações a respeito da pressão recomendada.
Lembre-se de tomar esses cuidados com o estepe também, para manter o pneu reserva sempre adequado para uso.
Bateria
Sem bateria, o veículo não sai do lugar — literalmente. Ela é a peça responsável pelo armazenamento de energia gerada pelo alternador e que é dispensada ao funcionamento de todo sistema elétrico/eletrônico do carro.
As baterias mais comumente usadas são as “seladas”, o que significa que não é necessário que lhe sejam adicionadas água, contudo não estão totalmente livres de manutenção.
Verifique periodicamente se os cabos estão limpos, sem zinabres, e bem fixados aos polos da bateria. Além disso, teste regularmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida.
Óleo
O óleo do motor tem a função de lubrificar as partes móveis e precisa de uma atenção especial. É imprescindível fazer sua substituição no período conforme especificação da montadora, pois dessa forma o consumo de combustível será adequado e a emissão de poluentes do veículo será controlada.
Caso não ocorra a troca nos períodos determinados, poderão ocorrer falhas no sistema de lubrificação e consequentes avarias internas no motor.
Verifique ainda o nível de lubrificante do motor por intermédio da vareta de óleo periodicamente. Essa inspeção é feita visualmente, com o motor frio e numa superfície plana. Caso o nível esteja abaixo da especificação, é preciso encaminhar o veículo a uma inspeção mais aprofundada e avaliar a presença de vazamentos.
Sistema de arrefecimento
Esse é o sistema responsável pela refrigeração motora do veículo. Caso o funcionamento não esteja adequado, o motor poderá aumentar o consumo de combustível e, na pior das hipóteses, comprometer itens como a junta de cabeçote.
Sempre verifique o nível da água no reservatório de expansão. As medidas sempre deverão ser respeitadas de acordo com os limites mínimo e máximo desse compartimento.
Se perceber que o abastecimento de água é frequente, você deve buscar um diagnóstico preciso com um especialista.
Com esses cuidados com o carro todos os meses, a sua frota passa a ter mais durabilidade e evitar problemas de manutenção de alto custo.
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