Os processos de manutenção da frota compreendem as diferentes atividades e etapas da gestão desse setor, como a inspeção dos veículos e realização de serviços corretivos.

Esses processos são fundamentais para garantir o bom funcionamento dos veículos, entregando segurança e durabilidade para as operações da frota. Por isso, você deve conhecê-los e trabalhar para que todos estejam sendo cumpridos na sua empresa e gerando os benefícios esperados.

Quais são os processos de manutenção?

Os processos de manutenção contribuem para a conservação e pleno funcionamento dos veículos da frota. Por isso, você precisa conhecer e aplicar essas atividades na sua gestão.

Conheça os principais processos de manutenção:

1- Inspeção dos veículos

A inspeção dos veículos acontece em frotas que realizam a rotina de prevenção e, caso você ainda não tenha implementado esse processo na sua frota, está na hora de fazê-lo.

Trata-se de uma atividade que contribui significativamente para aumentar a vida útil do veículo, fornecer mais segurança na locomoção e evitar oscilações no consumo de combustível.

2 – Solicitação de orçamentos

Mesmo com cuidados constantes e inspeções diárias, problemas surgem e precisam ser corrigidos — mas lembre-se: melhor corrigir um problema em seu estágio inicial do que esperar o veículo quebrar ou ter uma grande falha mecânica.

Para que o serviço seja realizado, o gestor de manutenção ou da frota deve solicitar orçamentos em diferentes oficinas, a fim de entender onde está o melhor custo benefício.

Além disso, quando possível, deve realizar negociações para que os custos sejam reduzidos.

3 – Aprovação de serviços

Há duas situações em que a aprovação de serviços é necessária:

  1. Quando a frota opera com uma oficina interna

No momento da inspeção, se o motorista identificar algum problema, ele irá abrir uma ordem de serviço e encaminhar ao gestor da operação para que ele possa revisar essa solicitação e entender os custos e esforços envolvidos. 

Se entender que há disponibilidade do time para realizar o serviço, pode aprovar a solicitação. 

Caso avalie que é melhor segurar alguns dias ou semanas, pode reprovar a solicitação e inseri-la no planejamento para revisar novamente quando for um momento melhor.

  1. Quando há um responsável pela manutenção que não é um decisor 

Nesse caso, você possui uma pessoa responsável por gerir os processos de manutenção, mas que ainda não têm a autonomia de autorizar a realização desses serviços. 

Ou seja, sempre que um serviço for identificado por esse supervisor, você deverá analisar os dados entregues por ele, inclusive um orçamento, e tomar a decisão final sobre a possibilidade do serviço ser realizado.

4 – Realização de serviços

O processo de realizar os serviços acontece após o serviço ser orçado e aprovado. Ele é bem direto, envolvendo a execução dos serviços necessários para garantir a disponibilidade dos veículos à operação.

Quais as melhores práticas para otimizar a sua gestão de manutenção?

Ter um planejamento pronto

O plano de gestão de manutenção é um documento que possui justamente o objetivo de determinar e organizar todas as atividades de manutenção da frota.

Se esse setor ainda está sendo construído na sua operação, é importante que faça essa etapa de planejamento antes de começar as contratações de pessoas e ferramentas. Assim, você tem mais segurança nas suas ações e reduz as chances de desperdício de orçamento.

Caso já tenha uma gestão de manutenção em andamento, o seu planejamento pode partir para o lado de identificação de problemas e soluções. Levante as informações sobre o que já faz, os resultados que tem e como pode melhorá-los.

Seguir os cronogramas de manutenção

Cada tipo de inspeção deve ter um cronograma específico, com tempos de realização adequados para garantir a eficiência e disponibilidade dos veículos da frota. Além disso, respeitar esses cronogramas contribui na durabilidade dos veículos e na organização de serviços corretivos.

É benéfico tanto para evitar problemas veiculares, quanto para reduzir os custos operacionais da frota no longo prazo.

Capacitar a equipe

Quando todos sabem o que, como e quando fazer, os processos de manutenção enfrentam de poucos a nenhum problema. A capacitação deve ocorrer em todos os níveis, desde motoristas até supervisores e gestores.

É importante abordar processos de gestão, modo de realização das atividades, como utilizar as ferramentas necessárias, entre outros. 

Alguns treinamentos também podem ter foco em como os processos de manutenção contribuem e são importantes para a empresa como um todo e como cada um pode se beneficiar da adequada realização deles.

Utilizar um sistema de gestão

Os processos de manutenção podem ser melhor geridos utilizando um sistema específico para esse setor, onde o controle de atividades, serviços e resultados é centralizado e facilitado.

Você ainda consegue ter acesso a informações detalhadas sobre o desempenho da frota e identificar as tão buscadas oportunidades de melhoria na sua gestão de manutenção.

Conheça a solução de gestão de manutenção em uma conversa gratuita e direta com um dos especialistas da MaxiFrota.

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