Muitas pessoas não sabem a importância de calibrar os pneus com frequência e o que a falta da pressão ideal pode causar de danos ao veículo.
A primeira coisa que você tem que saber antes de ir ao posto é qual a pressão adequada para o seu pneu. E você encontra essa informação no manual do veículo. E aí você me pergunta: A pressão é igual seja qual for a situação? A resposta é: não.
Além de depender das características individuais de cada veículo, a pressão adequada também vai depender se o veículo vai rodar em zona urbana ou em rodovia, com o veículo carregado ou vazio.
Bom, agora vamos saber a real necessidade de se calibrar (e corretamente) os pneus com regularidade:
Garante boa dirigibilidade e estabilidade do veículo
Libras a menos no pneu podem afetar a dirigibilidade e aumentar a distância de frenagem, comprometendo tanto a segurança no transporte quanto a conservação do veículo.
Menor desgaste do pneu
Rodar com a pressão abaixo do recomendado gera mais calor no pneu. Rodar com o pneu murcho gera muito calor, que pode fazer com que ele estoure.
Economia de combustível
Calibrado corretamente, o peso do veículo é distribuído adequadamente sobre as rodas. O carro fica sem resistência à rodagem e gasta menos combustível.
Também vale a pena ficar atento:
- A cada libra a menos no pneu, o consumo de combustível pode aumentar até 0,3% por quilômetro rodado.
- O ideal é calibrar a cada 3 ou 4 dias, mas se só roda na cidade, basta calibrar uma vez na semana.
- É melhor calibrar pela manhã, quando os pneus estão frios (eles são considerados frios até 2 km rodados). Se não for possível, você deve calibrar com 5 PSI (Pound Per Square Inch / Libra por polegada quadrada) acima do indicado.
- Os pneus perdem cerca de 1 libra por mês.
- O estepe também precisa ser calibrado, e com até 5 PSI acima dos outros.
- Calibragem excessiva pode danificar a câmara dos pneus.
Confira como fazer um bom planejamento e receba um modelo de cronograma para as manutenções e serviços da sua frota. Baixe grátis nosso kit de manutenção preventiva.