10 Atribuições Que Todo Gestor De Frotas Deve Ter | MaxiFrota
28 de julho, 2022 3694
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

10 Atribuições Que Todo Gestor De Frotas Deve Ter | MaxiFrota

Desde a logística até a manutenção das viaturas, o gestor de frotas é responsável pelo controle de um dos setores mais importantes de uma empresa.

Uma boa gestão de frotas envolve o gerenciamento de recursos, acompanhamento de indicadores e a tomada de decisões estratégicas para melhorar a eficiência do setor.

Para garantir o sucesso da gestão de frotas, o gestor deve ter algumas atribuições bem definidas. A seguir, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber.

Boa Leitura!

O que faz um gestor de frotas?

Um gestor de frotas é responsável pelo gerenciamento de um conjunto de veículos, geralmente utilizados por uma empresa. Isso inclui a escolha dos veículos, a manutenção dos mesmos, o abastecimento e a gestão do pessoal envolvido na operação.

O gestor de frotas deve ter um bom conhecimento dos carros que vai gerenciar, assim como das suas limitações e potencialidades. Além disso, deve ser capaz de organizar e coordenar o trabalho da equipe envolvida, garantindo que todos os processos sejam executados de forma eficiente e segura.

Qual a formação de um gestor de frota?

Para ser um gestor de frota eficiente, o mais comum é a formação em Administração. Além disso, é importante ter conhecimento sobre o funcionamento de um veículo, manutenção preventiva e corretiva, legislação de trânsito e outros itens que possam afetar diretamente a rotina da frota.

Como é a rotina do gestor de frota?

Geralmente o gestor de frota executa as seguintes tarefas:
Monitora o uso dos veículos;
Mantem um registro dos gastos com combustível;
Acompanha a manutenção e reparos;
Garante que todos os veículos estejam em conformidade com as leis e regulamentos locais.

Vale lembrar que essas tarefas podem alterar de acordo com a empresa e o objetivo da mesma.

10 Atribuições Que Todo Gestor De Frotas Deve Ter!

A gestão de frotas deve ser feita com muita cautela e atenção, afinal é um investimento que envolve muito dinheiro e pode afetar diretamente a produtividade da empresa. Por isso, é importante que o gestor de frotas seja competente e tenha as seguintes 10 competências:

1. Conhecimento amplo de veículos: o gestor de frotas precisa ter um bom conhecimento sobre os tipos de veículos disponíveis no mercado, suas especificações e características, para poder escolher os melhores para a empresa.

2. Conhecimento de mecânica: o gestor de frotas deve ter pelo menos um conhecimento básico de mecânica, para poder entender as eventuais manutenções que os veículos precisam e acompanhar o trabalho dos mecânicos.

3. Capacidade de negociação: os bons gestores de frotas são bons negociadores, pois precisam obter o melhor preço possível para os veículos e serviços de manutenção, sempre pensando no orçamento da empresa.

4. Bom senso: um bom gestor de frotas tem que ter bom senso para tomar as decisões mais acertadas, sempre pensando no melhor para a empresa.

5. Organização: a gestão de frotas envolve muita burocracia e exige muita organização por parte do gestor, para que tudo funcione de forma correta e sem problemas.

6. Visão estratégica: Ele precisa ter uma visão estratégica para planejar o melhor uso dos veículos da empresa, de acordo com as necessidades da mesma.

7. Flexibilidade: as frotas são compostas por veículos que enfrentam diferentes tipos de terreno e situações, por isso o gestor deve ser flexível e ter a capacidade de se adaptar às mudanças.

8. Prático: a gestão de frotas exige que o gestor seja prático e tenha a capacidade de tomar decisões rápidas, sempre pensando no melhor para a empresa.

9. Persistente: as frotas são compostas por veículos que podem enfrentar problemas mecânicos ou de outra natureza, por isso deve ser persistente e não desistir diante das dificuldades.

10. Liderança: o gestor de frotas precisa ser um líder, para que possa guiar e motivar a equipe de trabalho, sempre visando o melhor funcionamento.

Conclusão!

Neste artigo vimos de forma detalhada o que faz um gestor de frota, a sua rotina e 10 atribuições que o mesmo tem que ter visando o sucesso na profissão.

A Maxifrota possui diversas soluções inteligentes para gestores de frotas, convidamos você a descobri o sucesso de grandes empresas para conseguir ter um fluxo organizado e produtivo.

Clique aqui e conheça as nossas soluções!