Lidar com trânsito, poluição, clientes difíceis, barulho todos os dias é uma grande parte da rotina de um motorista. Diante dessa realidade, é ainda mais importante conhecer os benefícios de manter motoristas engajados na gestão de sua frota.
Em primeiro lugar, a gestão deve criar um ambiente positivo, aliando um bom relacionamento entre a empresa e seus funcionários. Dessa forma, é mais provável que o trabalhador se sentirá motivado a trabalhar em uma corporação na qual se sente parte.
Entretanto, sabemos que gerenciar pessoas não é tarefa fácil. Por isso, confira cinco dicas estratégicas que podem ajudar a tornar sua equipe mais engajada e colaborativa:
Valorize o empenho com um sistema de recompensas
É importante pensar em maneiras de beneficiar os funcionários, principalmente aqueles que cumpriram com suas atividades. Ao mesmo tempo em que privilegia a visão da empresa, pode ser uma ótima maneira de manter motoristas motivados.
Às vezes a recompensa pode ser um almoço com a família pago pela empresa, outras pode ser um bônus no final do mês. É importante conhecer o que seus motoristas gosta para criar sua estratégia.
Vale dizer que os estímulos não precisam (e não devem) ser exclusivamente ligados à produtividade. Ao engajar de outras formas é possível até descobrir outros talentos dos seus funcionários.
Dê valor ao tempo de folga
Mostre que reconhece o tempo de seu colaborador. Muitos passam vários dias fora de casa e realmente merecem descanso. Durante esse período, evitar ligações, mensagens relacionadas ao trabalho pode ser uma boa iniciativa.
Crie projetos para incentivar o engajamento e a união
Reuniões sociais, rodas de conversa, capacitações, um dia de treinamento e atividades extras são formas de trazer socialização e união à equipe.
Além de mostrar valorização, essas atividades também podem trazer novidades para o trabalho e melhorias para a rotina dos participantes.
Utilize um sistema de gestão de frotas
Um bom sistema de gestão pode trazer mais organização para o seu dia a dia. Afinal, traz mais controle sobre as atividades e o comportamento dos funcionários. Da mesma forma, facilita as operações diárias, evita fraudes e pode até reduzir custos.
Dentre as ações para manter motoristas engajados, essa consegue proporcionar ainda mais benefícios para os condutores em si, mas também para o gestor e empresa como um todo.
Fidelize os colaboradores
Ter uma rotatividade de funcionários pode prejudicar o rendimento da equipe — e aumentar os custos da empresa.
Promover ações de fidelização nem sempre precisam ser direcionadas à salários. Avaliar as necessidades de seus funcionários pode ser uma boa opção. Alguns podem querer coisas simples, como priorizar mais tempo em família e uma melhor organização do tempo de trabalho, assim como benefícios relacionados a saúde e alimentação.
Quer receber mais dicas sobre manter motoristas engajados e gerenciar sua frota com eficiência? Siga a MaxiFrota no Instagram.