Como Motivar o Motorista a Fazer a Média De Combustível!
13 de setembro, 2022 2668
Consumo de combustível

Como Motivar o Motorista a Fazer a Média De Combustível!

Esse talvez seja o principal problema das frotas de veículos, ter o motorista como o seu aliado. Muitas vezes é feito todo o treinamento, é passado as instruções, porém na hora da execução não é seguida a risco o ensinado.

O resultado disso é que os motoristas acabam usando o veículo abaixo da sua eficiência esperada, consumindo mais combustível do que esperado e tendo um prejuízo econômico.

Pensando nisso, resolvemos separar algumas dicas para você, como gestor de frotas, conseguir manter o consumo dentro do esperado e não ter surpresas no fim do mês.

Boa leitura!

Está sem tempo para ler este artigo? Escute ele agora mesmo!

Dicas Para Motivar Os Seus Colaboradores

Como proprietário de uma frota, você sempre está procurando maneiras de motivar seus funcionários e obter o melhor desempenho deles. Quando se trata de economizar combustível, você pode ter um desafio ainda maior, pois os motoristas podem não estar cientes de quanto combustível estão realmente gastando.

No entanto, existem algumas maneiras de motivá-los a economizarem combustível e, consequentemente, reduzirem seus custos operacionais.

Ofereça incentivos

Um dos melhores motivadores para qualquer um, incluindo os motoristas da sua frota, é oferecer incentivos. Se um motorista sabe que pode ganhar um prêmio por economizar combustível, ele ou ela vai trabalhar mais duro para atingir esse objetivo. Além disso, você pode oferecer incentivos mensais ou anuais para ele(a) economize o máximo de combustível.

Esses incentivos podem ser em dinheiro ou em outros itens, como vouchers de viagem ou compras.

Faça uma competição

Outra maneira de motivar seus motoristas a economizarem combustível é fazer uma competição. Você pode dividir sua frota em grupos e, em seguida, fazer uma disputa para ver qual grupo pode economizar o maior volume de combustível. Além disso, você pode fazer uma individual para ver qual motorista pode economizar o maior volume de combustível.

As recompensas para os vencedores da competição podem ser os mesmos incentivos mencionados acima.

Monitore o desempenho

Uma das melhores maneiras de motivar seus motoristas a economizarem combustível é monitorar o desempenho. Se você puder ver como seus motoristas estão se saindo, você poderá identificar rapidamente os que estão economizando combustível e os que não estão.

Além disso, você poderá fornecer feedback imediato aos seus motoristas para que eles saibam o que estão fazendo de certo e o que estão fazendo de errado.

O feedback pode ser dado individualmente ou em grupo, dependendo do tamanho da sua frota. Lembre-se que estas recomendações não podem ser “punições”, primeiro sempre busque resolver as adversidades de maneira corretiva, no diálogo.

Forneça treinamento

Outra maneira de motivar seus motoristas a economizarem combustível é fornecer treinamento. Se os seus motoristas não estiverem cientes de como economizar combustível, eles não serão capazes de fazer a média esperada. Portanto, é importante fornecer treinamento para ensinar aos seus motoristas as melhores maneiras de economizar.

Além disso, o treinamento também pode ensinar aos seus motoristas outras maneiras de economizar dinheiro, como evitar multas e acidentes.

Conclusão!

Como você pode ver, existem várias maneiras de motivar seus motoristas a economizarem combustível. Se você seguir as dicas acima, você poderá ajudar eles a economizarem e, consequentemente, reduzir seus custos operacionais.

Seja por meio de treinamentos, monitoramento, buscar a melhor média possível irá significar uma grande diferença no fim do mês a sua empresa.