Todos nós sabemos que em uma frota de veículos uma boa gestão de pneus é essencial para o sucesso da mesma. Um bom pneu garante a estabilidade, segurança e bom desempenho dos carros.

Uma das maneiras mais usadas para garantir a qualidade dos pneus é fazer a recapagem dos mesmos. Para quem não conhece recapagem nada mais é do quê a substituição de toda borracha da banda de rodagem.

Essa prática irá garantir a conservação e um aumento na durabilidade, consequentemente uma economia mantendo a qualidade dos pneus.

Mas preste muita atenção se for fazer tal prática em seus veículos, é preciso tomar alguns cuidados e é sobre isso que vamos falar hoje.

O que é a recapagem de pneus?

A recapagem de pneus é o processo de retirada da borracha velha e danificada do pneu e a substituição por uma nova borracha. Isso torna o pneu mais seguro e aumenta sua vida útil.

Este procedimento é seguro?

Sim, a recapagem de pneus é segura. O processo é feito por profissionais qualificados e o pneu é submetido a testes rigorosos para garantir sua segurança.

Como é feita a recapagem de pneus?

O processo de recapagem de pneus começa com a remoção da borracha velha e danificada do pneu. Em seguida, é aplicada uma camada de borracha nova e é feita uma vedação para evitar vazamentos.

Todos esse procedimento é feito em algumas etapas, que são:

  1. Higienização;
  2. Inspeção;
  3. Raspagem;
  4. Escareação;
  5. Conserto;
  6. Aplicação da nova banda de borracha;
  7. Vulcanização.

Quantas recapagens é possível fazer?

O número de recapagens que um pneu pode suportar depende de vários fatores, como o tipo de pneu, o tamanho do pneu e o nível de danos. No geral, um pneu pode ser recapado até duas vezes antes de precisar ser substituído.

Isso pode significar uma boa economia no valor do km rodado para frotas grandes.

Quanto custa uma recapagem de pneus?

O custo da recapagem de pneus varia de acordo com o tamanho do pneu e o nível de danos. No geral, o custo fica na faixa de R$450 e garante mais 1,5 a 2 anos de uso.

Qual o melhor recapagem a frio ou a quente?

A recapagem a frio é o processo tradicional de recapagem de pneus e é considerado o mais seguro. Já a quente é um processo mais rápido, mas pode ser menos segura.

Pode usar pneu recapado na dianteira?

As Resoluções Contran nº 416/2012 e nº 445/2013 proíbem a utilização de pneus reformados no eixo dianteiro de ônibus ou micro-ônibus; e. A Resolução Contran n° 158/2004 proíbe a utilização de pneus reformados em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos.

Quanto tempo dura o pneu recapado?

O tempo que um pneu recapado dura depende de vários fatores, como o tipo de pneu, o tamanho do pneu e o nível de danos. No geral, um pneu recapado pode durar de 1,5 a 2 anos.

Vantagens de executar a recapagem de pneus

Existem diversas, mas a que mais chama atenção com certeza é a economia que pode significar no fim das contas para uma frota.

Além disso, podemos citar o fato de um mesmo pneu poder ser recapado até duas vezes, aumentar a sua vida útil por mais dois anos (em cada processo), ser mais ecológico e ser um processo de rápida execução.

Em questão de 2 a 3 dias o pneu já está liberado para uso.

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