Segurança Ativa e Passiva de Veículos: Você Sabe a Diferença?
27 de setembro, 2022 4447
Segurança

Segurança Ativa e Passiva de Veículos: Você Sabe a Diferença?

Além da beleza, potência e performance, as montadoras de carros estão focando cada vez mais em segurança veicular e é sobre isso que vamos falar hoje.

Diariamente são realizados estudos, desenvolvimentos e testes de novas maneiras de deixar os veículos mais seguros, seja por meio de equipamentos inéditos ou por aperfeiçoamento dos já existentes.

Entretanto, existem termos dentro deste universo que são pouco falado e que fazem a diferença na hora de entender como funciona um carro, principalmente se estamos falando de uma frota de veículos, pois este conhecimento pode ser fundamental na hora da seleção e composição da frota.

Termos como segurança ativa e passiva de veículos quase não são ditos em público e poucas pessoas sabem da diferença, mesmo eles sendo fundamentais. Pensando nisso, resolvemos criar este conteúdo para você com a finalidade de responder todas as suas dúvidas a respeito do tema.

Boa leitura!

Está sem tempo para ler? Escute o artigo na sua versão de áudio!

Segurança Ativa

Os conceitos e diferenciação são bastante simples. Quando falamos em dispositivos de segurança ativa estamos nos referindo a equipamentos que trabalham antes do acidente a fim de evitá-lo. Eles tem o objetivo de diminuir as chances que o acidente tem de acontencer.

Dentre eles podemos citar: freios ABS (que vem do inglês Anti-lock Breaking System), sistema de estabilidade do carro, distribuição eletrônica dos freios e etc.

Todos os equipamentos que trabalham em conjunto para evitar que o carro perca o seu controle e acabe causando um acidente, entram nesta categoria. Neste ponto, é de suma importância que você mantenha a manutenção preventiva em dias, pois ela irá garantir o perfeito de todos os sistemas de segurança ativa do seu veículo.

Segurança Passiva

Já quando falamos em segurança passiva estamos falando dos equipamentos que são acionados pós acidentes e tem como objetivo diminuir os ferimentos causados.

Podemos citar o cinto de segurança, air bags, apoio de cabeça, válvulas bloqueadoras de combustível e as colunas de direção deformáveis.

Todos esses equipamentos estão no veículo para evitar que em caso do pior, a sua integridade física seja mantida no máximo possível.

Segurança Ativa x Passiva: Qual a Mais Importante?

Quando falamos de segurança e consequentemente vida, não existe mais importante. O correto é você manter a manutenção preventiva em dias, seja você gestor de frotas ou apenas um motorista, siga sempre as recomendações de uso do seu fabricante e fique mais tranquilo.

Além disso, sempre dirija com responsabilidade e dentro das leis, a sua vida vem em primeiro lugar!

Promova ainda mais segurança ao educar os motoristas sobre as leis de transito para frotas. Baixe nosso material completo e gratuito com todas as leis que você precisa saber!