Qual o papel das soluções MaxiFrota na sua gestão de frotas?
23 de dezembro, 2022 1800
Gestão de Frotas
Artigo Artigo

Qual o papel das soluções MaxiFrota na sua gestão de frotas?

Para gerar mais economia e segurança na sua gestão de frotas, basta utilizar as soluções MaxiFrota. Conheça, agora, quais são e como elas funcionam.

Não há dúvidas de que as operações de veículos dependem de processos práticos e eficientes, dada a quantidade de tarefas que são necessárias realizar diariamente. Principalmente, em empresas com muitas placas na frota. Por conta disso, nos últimos anos, diversas soluções tecnológicas vêm surgindo e se popularizando. 

Os sistemas de gestão de frotas podem ser mais completos, como um ERP (sistema de gestão empresarial), cobrindo desde o financeiro até o chão de fábrica. Ou podem ser mais específicos para algumas áreas, por exemplo, voltado para o controle de combustível, de motoristas ou de manutenções.

Conheça as opções que a MaxiFrota oferece a seguir.

As soluções MaxiFrota para gestão de frotas:

Sistema de gestão de abastecimento

Para ter mais controle sobre os abastecimentos da frota, você precisa de uma solução como esta. 

Além de ter um sistema completo para visualizar os valores abastecidos, você consegue disponibilizar os cartões específicos para cada motorista e determinar os limites a serem gastos em cada um deles — seja focando no veículo utilizado ou no condutor responsável.

Algo que é um grande benefício da MaxiFrota é a possibilidade de utilizar nossas soluções tanto em frotas de veículos leves, quanto pesados e/ou estacionários. Também é possível usar para frotas próprias ou alugadas.

Voltando ao sistema de gestão de abastecimento, ele tem alguns outros benefícios, como a integração de dados e relatórios avançados para gerar conhecimento na sua operação.

Ou seja, você melhora o controle do consumo de combustível da frota e ainda gera dados para tomar decisões mais conscientes e certeiras.

Sistema de gestão de manutenção

Com o MaxiFrota Gestão de Manutenção, torne o seu controle de manutenções da frota mais preciso e prático. Ao utilizar essa solução, você passa a ter um apoio crucial para visualizar todo o fluxo de manutenções dos veículos.

Acabaram os dias de ficar buscando quais os veículos disponíveis, quais estão na oficina, e até mesmo a cobrança pelas notas fiscais chegaram ao fim. Nosso sistema faz a gestão de serviços, orçamentos e negociações, criação de planos de manutenção e exibição de preço referencial em apenas um lugar.

Assim como o sistema anterior, este também tem relatórios avançados e análise de dados.

Também tem uma vantagem para quem adquirir essa solução que é a parceria com a solução de check list eletrônico, grande facilitadora das manutenções preventivas de uma operação.

Tag pedágio e estacionamento

Quando uma frota faz muitas viagens intermunicipais ou estaduais, é preciso enfrentar diversos pedágios pelo caminho. E, em cada destino, também existe a necessidade de estacionar o carro (ou demais veículo) em algum local.

Para evitar a perda desses valores ou a necessidade de pagar tudo em dinheiro “vivo”, soluções como a tag pedágio surgiram. Dentre elas, a MaxiFrota Fast Pass.

Com essa solução, uma parceria nossa com a ConectCar, cada veículo utiliza uma tag instalada em seu painel para agilizar a passagem nas estações de pedágio com o pagamento automático.

Não apenas reduz o tempo das operações e transportes, mas também auxilia no controle de pagamentos e finanças da frota. Afinal, todos os valores são somados ao longo do mês e pagos uma única vez.

Auxílio combustível para colaboradores

O MaxiFrota combustível é uma solução que surgiu com a intenção de evitar um problema comum nas frotas: o uso do cartão abastecimento da frota para utilização em veículos próprios/pessoais. 

Trata-se de um cartão que libera um limite de despesa para abastecer veículos corporativos ou oferecer o auxílio combustível para os colaboradores da empresa. Pelo sistema, o gestor consegue acompanhar todos os gastos e ajustar os limites de valor e datas que a carga entra em cada cartão.

Os problemas mais comuns na gestão de frotas:

Alto custo no abastecimento da frota

Seja gasolina, álcool ou diesel, os valores nas bombas não estão “amigáveis” desde quando começaram os aumentos em 2021. Embora esses valores estejam fora de nosso controle, podemos tomar medidas que reduzem o consumo de combustível. 

Por exemplo, com as manutenções em dia e sempre trocando o óleo do motor conforme necessário, o desempenho do motor é melhor, queimando menos combustível ao realizar uma rota.

Saber o quanto foi abastecido sem precisar cobrar os motoristas para entregarem as notas fiscais ou os litros que foram abastecidos é algo que as soluções MaxiFrota fornecem. Principalmente, é claro, o sistema de gestão de abastecimento.

Baixa durabilidade dos veículos e altos custos com manutenção

A manutenção e a durabilidade dos veículos são dois fatores diretamente relacionados. Sem uma rotina de prevenção, os veículos acabam mais vezes na manutenção corretiva, que tem um valor bastante acima de um simples serviço preventivo.

Sendo correções, quer dizer que o veículo já quebrou ou perdeu algum componente, e, por serem repostas peças que, muitas vezes, não são originais, o tempo de vida útil dele acaba sendo reduzido.

Implementar a rotina preventiva e mantê-la sob controle é essencial, assim como ter o sistema de gestão de manutenção para auxiliar nesta missão.

Outros problemas que nossas soluções podem resolver incluem os custos excessivos de pedágio, a falta de responsabilidade dos motoristas na condução, e muito mais. 

Conheça cada um desses problemas em nosso e-book gratuito: Desafios e Soluções: Os Principais Problemas da Gestão de Frotas.