Por que usar o cartão combustível em uma operação de veículos?
26 de julho, 2023 2167
Gestão de Abastecimento
Artigo Artigo

Por que usar o cartão combustível em uma operação de veículos?

O cartão combustível é um recurso para os gestores de frota garantirem um melhor controle dos gastos de abastecimento.

É possível utilizar essa ferramenta em todos os tipos de frota e para os diversos portes de veículos, pois o cartão é registrado nas redes credenciadas e qualquer tipo de combustível pode ser utilizado no enchimento do tanque.

Além disso, você consegue determinar, através do sistema de controle, os parâmetros ideias para uso do cartão. Por exemplo, aplicando um limite no valor disponível para cada motorista, conforme planejamento de rotas e litros abastecidos.

Continue lendo para entender todos os detalhes desse recurso para frotas.

O que é um cartão combustível?

O cartão combustível é uma forma de pagamento para o abastecimento de veículos da frota. Ele visa gerar maior praticidade para o gestor e, também, para os motoristas da operação.

Basta que o motorista vá à um dos postos que aceitam o cartão e abastecer normalmente.

Além de ser um meio de gerar visibilidade nos valores direcionados para abastecimento, também contribui para identificar e ter melhor eficiência ao controlar o consumo de combustível

Como funciona o cartão combustível?

Esse cartão para frotas funciona como um cartão de crédito comum: tem um determinado limite disponível e, conforme for utilizado, esse limite vai diminuindo até que um pagamento seja realizado e libere novamente o valor total.

A liberação de limite após pagamento classifica um cartão na modalidade pós pago, porém, também existem modelos pré – pagos, onde é inserido um crédito no valor desejado que pode ser utilizado até acabar e ser necessário uma nova inserção de valor.

Alguns dos tipos de cartão combustível possuem também descontos e vantagens para abastecer na rede de credenciados disponível. Acúmulo de pontos, possibilidade de usar para pagamento de serviços como troca de óleo e arla 32 também podem ser algumas das vantagens.

Além disso, o cartão abastecimento funciona conectado a um sistema de controle, onde estão dispostos os parâmetros personalizados para uso, que devem ser determinados pelo próprio gestor, conforme seu planejamento para a frota.

Quais os benefícios do cartão combustível na frota?

Mais controle sobre os custos com combustível

Quando o abastecimento é realizado com um cartão combustível, todos os dados desse pagamento já são automaticamente atualizados no sistema de controle, dando uma maior organização financeira ao gestor e à empresa. 

As informações também são organizadas em tempo real no painel de gráficos e relatórios da sua frota.

A centralização de custos é uma das grandes vantagens de utilizar essa ferramenta que ajuda o gestor a gastar menos com combustível, principalmente porque todos os cartões estão conectados ao mesmo software.

Agilidade para identificar o desvio de combustível

O desvio de combustível é o ato de furtar combustível que seria utilizado no veículo da frota para outras finalidades, como abastecimento de um carro próprio ou revenda irregular da matéria prima.

Ao controlar os valores abastecidos, você consegue identificar, em uma conta rápida, quantos litros de combustível foram inseridos no tanque pelo preço do litro no respectivo posto.

Mas, para saber se realmente houve desvio de combustível, você também precisa ter um método de registro e controle sobre a quilometragem rodada dos veículos. Isso pode se dar tanto em checklists de inspeção diários, quanto por um sistema como a telemetria veicular.

Evita o reembolso de colaboradores

Quando não se utiliza um cartão combustível, o controle dos abastecimentos acontece através da recolha de notas fiscais como responsabilidade dos motoristas. Um ponto negativo disso é que é muito fácil perder a nota antes de retornar à operação.

Por isso, o reembolso aos colaboradores acaba sendo uma grande dor de cabeça.

Dá mais autonomia para abastecer em rota

O gestor não precisa se preocupar na etapa de roteirização em planejar uma parada para abastecimento, pois o motorista pode chegar ao posto que for mais próximo e conveniente de realizar o abastecimento. 

Além disso, o cartão fornece maior agilidade na hora do pagamento, tornando o processo mais prático e rápido.

Dá mais controle ao gestor

No sistema de gestão de abastecimento, é possível definir os parâmetros de cada cartão, para cada motorista. Pode ser uma medida para contribuir na prevenção de desvio de combustível e, também, para ter maior previsão dos gastos no período.

O sistema também tem algumas funções automatizadas, como a geração de gráficos de análise e preenchimento automático de relatórios. Por isso, uma solução de cartão combustível também é uma boa maneira de automatizar a sua gestão de combustível.

Por que e quando usar um cartão combustível?

Há vários sinais que mostram a necessidade de aderir a um cartão combustível na sua frota. Dentre eles: 

  • Você está com dificuldade em rastrear todos os valores abastecidos da sua frota.
  • Os custos de abastecimento estão muito elevados.
  • Há incoerência entre os valores abastecidos e combustível consumido.
  • Você não consegue visualizar e analisar os valores abastecidos.
  • A empresa está cobrando por melhores resultados e redução de custos.

Essas, entre outras situações que a sua frota pode estar passando, são boas razões para que você adquira uma solução de cartão de abastecimento de combustível para o seu negócio.

Comece agora solicitando um orçamento!