Muitos gestores de frotas sofrem constantemente com a falta de controle de combustível dos seus veículos. Seja por problemas mecânicos – falta de manutenção nos carros-, ou por desvio dos funcionários.
Por conta disso, a conta nunca fecha no fim do mês, e sempre há algo a mais para pagar do quê o planejado. Isso tudo poderia ser evitado, caso tivesse uma política de abastecimento mais eficaz.
Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para você ter um controle mais efetivo do abastecimento, e evitar surpresas desagradáveis no orçamento.
Dica #1: Faça manutenção preventiva
Talvez você esteja se perguntando qual a relação entre manutenção e abastecimento, e a resposta é: Toda. Com uma boa política de manutenção, feita regularmente, é possível entender quais carros da sua frota estão rendendo pouco e com isso buscar uma solução.
Com a manutenção em dias, você pode exigir do veículo que ele lhe entregue uma média de consumo melhor, e tentar corrigir ou substituir os veículos abaixo do esperado.
Dica #2: Saiba o que o seu funcionário faz
Cative os seus funcionários como os seus aliados. Acontece que em muitos os casos o principal problema é o quanto de combustível é gasto pelos seus colaboradores fora do ambiente de trabalho. Entretanto, isso pode ser concertado com um rastreamento e padronização de rotas.
Desta forma, você saberá aonde o veículo está indo e se está ocorrendo uso pessoal desautorizado dos veículos.
Dica #3: Treine os seus funcionários
Muitas vezes os seus motoristas sabem como fazer uma direção econômica, porém não colocam em prática. Ofereça treinamentos e incentive a colocação das técnicas em práticas para que toda a sua empresa implemente a política de direção econômica no seu negócio.
Desta forma, você poderá ter um controle mais eficaz da eficiência dos seus veículos, pois eles estarão sendo utilizados da maneira mais correta possível.
Dica #4: Substitua os veículos que estão fora da realidade
Não se apegue a veículos, lembre que o objetivo de um bom gestor de frotas é a eficiência e economicidade. Se você aplicar tudo falado acima, você já deve saber quais veículos são uma “bomba relógio” para a sua frota.
Agora está na hora de trocar!
Estabeleça padrões de eficiência que você busca em um carro e procure boas soluções disponíveis no mercado.
Tenha paciência, procure bem, pois não adianta apenas substituir um veículo por outro de mesmo desempenho, você precisa atingir a média ideal para o seu negócio.
Dica #5: Tenha um bom sistema para gestão de abastecimento
Você já pensou em ter todos os dados dos seus veículos na palma da sua mão, com relatórios automatizados e com o máximo de dados possíveis para analise da eficiência da sua frota?
Se a sua resposta foi “sim”, a MaxiFrota pode ajudar você. Nossa empresa é focada em desenvolver soluções tecnológicas e automatizadas para gestores de frotas ter mais eficácia nas suas escolhas e análises.
Por isso, convido você a clicar aqui e conhecer o MaxiFrota Gestão de Abastecimento, a nossa solução para você manter o controle de gasto com combustível dentro do seu orçamento.