Com uma parte grande dos custos operacionais sendo destinada ao abastecimento, qualquer desperdício ou ineficiência pode impactar o orçamento. Mas há diversos mitos sobre o consumo de combustível que rodeiam a gestão dessa área.

Por isso, é essencial que o gestor de frotas acompanhe de perto os abastecimentos e o uso dos veículos, utilizando ferramentas de controle e otimizando rotas.

O que muitas vezes complica essa gestão são os mitos que circulam sobre o consumo de combustível. Desvendar essas crenças é o primeiro passo para adotar práticas mais eficientes e econômicas na gestão da frota.

Vamos explorar os mitos e verdades mais comuns relacionados ao consumo de combustível e entender como isso impacta a operação de uma frota.

Usar gasolina comum é mais econômico: mito

Muitos acreditam que abastecer com gasolina comum sempre será a opção mais econômica, mas isso nem sempre é verdade. Embora o preço inicial da gasolina comum seja mais baixo, o rendimento pode ser inferior em comparação com combustíveis aditivados ou de maior octanagem, especialmente em veículos que exigem um desempenho otimizado.

O barato pode sair caro, pois o consumo de combustível pode ser maior a longo prazo, exigindo mais abastecimentos.

Gasolina aditivada faz diferença no desempenho do veículo: verdade

Sim, a gasolina aditivada melhora o desempenho do veículo. Ela contém detergentes que ajudam a manter o sistema de injeção mais limpo, reduzindo o acúmulo de sujeira e aumentando a eficiência do motor. 

Isso resulta em um consumo de combustível mais otimizado e, em alguns casos, melhor rendimento. Para frotas que rodam longas distâncias, essa diferença pode ser significativa para economizar e conservar o motor do veículo.

O etanol é a escolha mais econômica: depende

O etanol pode parecer mais barato no momento do abastecimento, mas é importante lembrar que o seu rendimento é menor em comparação com a gasolina. Ou seja, o veículo rodará menos quilômetros por litro de etanol, exigindo mais abastecimentos ao longo do tempo.

Para avaliar se o etanol é mais econômico, o gestor deve fazer o cálculo de custo por quilômetro rodado, comparando os preços dos dois combustíveis.

Combustíveis aditivados melhoram a performance: verdade

Assim como a gasolina aditivada, outros combustíveis aditivados também têm substâncias que ajudam a limpar e manter o motor mais eficiente. Assim resultando em uma queima mais completa, melhorando a performance e aumentando o rendimento.

Para as frotas veiculares, isso significa menos idas ao posto e um melhor aproveitamento do combustível.

É mais econômico abastecer o tanque até o topo: mito

Embora pareça conveniente, abastecer o tanque até o topo pode, na verdade, ser prejudicial. O excesso de combustível pode causar vazamentos pelo respiro do tanque ou danificar o sistema de evaporação de combustível.

Além disso, carregar muito combustível pode aumentar o peso do veículo, elevando o consumo desnecessariamente. É mais eficiente abastecer até o nível indicado no manual do veículo.

Manter o carro ligado durante paradas rápidas economiza combustível: mito

Manter o carro ligado durante pequenas paradas, como em semáforos ou congestionamentos, consome mais combustível do que desligar e ligar novamente. O motor em funcionamento, mesmo sem movimento, continua queimando combustível.

Desligar o motor em paradas mais longas pode gerar economia, especialmente em veículos mais modernos com sistemas de “start-stop”.

Usar gasolina de maior octanagem ajuda na economia de combustível: mito

A gasolina de maior octanagem, como a premium, é indicada para motores de alta performance. Veículos comuns não precisam dessa gasolina e não terão um ganho em economia de combustível ao utilizá-la.

Para a maioria das frotas, abastecer com gasolina comum ou aditivada já garante o rendimento ideal.

Ar-condicionado consome mais combustível do que dirigir com janelas abertas: depende

O ar-condicionado realmente consome mais combustível, especialmente em velocidades mais baixas, quando a resistência do ar é menor.

No entanto, em velocidades mais altas, como em rodovias, dirigir com as janelas abertas pode aumentar a resistência ao vento, fazendo com que o veículo consuma mais combustível. O ar-condicionado pode ser a melhor escolha em altas velocidades.

A gasolina aditivada rende mais do que a comum: verdade

Como a gasolina aditivada mantém o motor limpo, ela permite uma queima mais eficiente do combustível, o que pode gerar um melhor rendimento em termos de quilômetros por litro. Isso significa menos desperdício e uma melhor performance do veículo a longo prazo.

Acelerar de forma gradativa gasta menos combustível: verdade

Acelerar gradualmente reduz o consumo de combustível, pois evita picos de aceleração que forçam o motor a trabalhar mais intensamente. Um comportamento mais suave e previsível ao volante, com mudanças de marcha no tempo certo, ajuda a economizar combustível e a preservar o motor.

Andar com o carro carregado não afeta o consumo: mito

Veículos carregados consomem mais combustível. O peso adicional força o motor a trabalhar mais, especialmente em aclives. Por isso, é importante planejar o carregamento da frota, distribuindo o peso de forma equilibrada e evitando carregar itens desnecessários.

Circular de janelas abertas gasta menos combustível: mito

Em altas velocidades, circular de janelas abertas pode aumentar o consumo de combustível devido à resistência aerodinâmica. Para reduzir o impacto, o uso do ar-condicionado em velocidades mais altas pode ser mais eficiente.

Dirigir com pneus murchos aumenta o consumo: verdade

Pneus descalibrados aumentam o atrito com o solo, fazendo com que o veículo precise de mais força para se movimentar, o que eleva o consumo de combustível. Manter os pneus sempre calibrados na pressão correta é uma das formas mais simples de melhorar a eficiência da frota.

Manter em dia a revisão do veículo reduz o consumo: verdade

A manutenção preventiva garante que o motor e outros sistemas do veículo funcionem de forma otimizada. Isso inclui trocar o óleo regularmente, calibrar os pneus e garantir que os filtros de ar estejam limpos, reduzindo o esforço do motor e, consequentemente, o consumo de combustível.

Deixar as rodas desalinhadas não afeta o consumo: mito

Rodas desalinhadas causam desgaste irregular dos pneus e aumentam a resistência ao rolamento, o que faz com que o motor precise trabalhar mais para mover o veículo. Isso resulta em um maior consumo de combustível.

Andar com o carro na reserva é prejudicial para o carro: verdade

Manter o carro na reserva de combustível pode forçar a bomba de combustível e fazer com que impurezas do tanque entrem no sistema, o que pode prejudicar o motor e reduzir a eficiência.

Colocar ponto morto na descida reduz o consumo: mito

Colocar o veículo em ponto morto em descidas não economiza combustível e pode ser perigoso. Veículos modernos já cortam o fornecimento de combustível em descidas quando se está com a marcha engatada, tornando a prática desnecessária.

90 km/h é a melhor velocidade para economizar combustível: depende

Em geral, 90 km/h é a velocidade em que muitos veículos alcançam o equilíbrio entre desempenho e eficiência de combustível. No entanto, isso pode variar de acordo com o tipo de veículo e as condições de rodagem.

Aditivos comprometem o desempenho do motor: mito

Os aditivos são projetados para melhorar o desempenho do motor, não para prejudicá-lo. Quando usados corretamente, eles ajudam a manter o motor limpo e eficiente.

É preciso, porém, cuidar com a qualidade do posto sendo abastecido, pois em alguns casos, pode haver adulteração da gasolina com aditivos que são, de fato, prejudiciais ao veículo.

Combustíveis premium são a melhor escolha: depende

Combustíveis premium são ideais para motores de alta performance. No entanto, para a maioria dos veículos de frotas comuns, a gasolina comum ou aditivada já oferece o desempenho necessário.

Etanol torna o carro mais potente do que com gasolina comum: verdade

O etanol tem uma queima mais eficiente e pode gerar mais potência em alguns motores, mas é importante lembrar que o consumo também será maior, exigindo mais abastecimentos.

Um veículo frequentemente abastecido com gasolina comum não pode receber a aditivada: mito

É perfeitamente seguro abastecer um veículo com gasolina aditivada, mesmo que ele tenha sido frequentemente abastecido com gasolina comum. Na verdade, a aditivada pode até ajudar a limpar o motor.

Com as práticas corretas e utilizando combustíveis de forma adequada, é possível não apenas economizar, mas também prolongar a vida útil dos veículos e garantir uma operação mais eficiente e segura.

Agora que você já sabe os mitos sobre o consumo de combustível, está preparado para uma gestão melhor?

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