De modo geral e resumido, gerenciar frotas abrange absolutamente tudo o que está ligado aos veículos e aos produtos necessários para a sua manutenção. Por isso, escolher um sistema de gestão de frotas tem sido cada vez mais importante.

Afinal, a gestão de frotas permite às empresas eliminar os riscos associados ao investimento dos seus veículos e ainda possibilita o aumento da produtividade e da eficiência ligada as suas operações.

Existem dois tipos de atividades ligadas a gestão de frotas: a primeira é a atividade interna, que se refere ao abastecimento, compras de peças, consertos, capacitação de motoristas, gestão de documentos e multas.

A segunda é relacionada às atividades externas. Essas estão ligadas ao sistema de coletas e entregas, ao monitoramento e rastreamento da carga em tempo real e a formação de trajetos inteligentes, geralmente proporcionados pela tecnologia. 

Equilibrar todas as atividades e saber delegar as tarefas é fundamental para a produtividade dos colaboradores e dos veículos envolvidos, além de ajudar a evitar contratempos como mal uso de combustível, rotas maiores do que o necessário e problemas mecânicos.

Desafios encontrados sem uma gestão de frotas adequada

Sem a gestão de frotas, alguns desafios são encontrados pelas empresas, como:

  • Descontrole de gastos:

Sem a gestão de frotas fica mais difícil controlar todos os gastos. Isso inclui os possíveis desperdícios que podem ocorrer, como gasto de combustível, gastos com troca de peças, manutenção do veículo, etc.

  • Produtividade estagnada:

Sem o devido controle de desempenhos dos condutores e veículos, além da própria manutenção, não é possível garantir que os veículos estarão sempre com um bom desempenho. Isso pode impedir o crescimento da produção na empresa.

  • Altos gastos com a manutenção de frota:

Sem o sistema de manutenção, não é possível desenvolver o plano de manutenção preventiva e corretiva, que permite que os veículos estejam sempre em bom funcionamento.

Não será possível identificar a necessidade de consertos esporádicos com prestadores de melhor custo, revisões e trocas de peças nos tempos adequados. Ou seja, o aparecimento de problemas não pode ser evitado.

Por que investir e escolher um sistema de gestão de frotas?

A tecnologia proporciona um excelente sistema de comunicação e rastreamento veicular que permitem o controle de gestão de frotas. Um sistema como esse é indispensável para uma empresa fazer uma boa gestão obtendo sucesso e bons índices em suas atividades.

O investimento na gestão garante um planejamento de controle para que as tarefas do setor ocorram de acordo com os objetivos da empresa, permitindo que os veículos sejam utilizados da melhor maneira e que a produtividade seja maior do que os gastos. 

Algumas estratégias devem ser adotadas para que o monitoramento de rotas e o gerenciamento de consumo de combustível sejam elaborados com a maior precisão possível. Assim, a gestão poderá identificar em quais momentos estão ocorrendo falhas no processo.

Escolher um sistema de gestão de frotas especializado que tenha todas as funções como manutenção, rastreamento e monitoramento dos veículos, e acompanhe as metas estipuladas pela empresa é o ideal.

Opções de sistema para a gestão de sua frota

Gestão de Abastecimento

 O abastecimento é um momento que exige pesquisa e muito conhecimento de área. São diversos os postos disponíveis nas rodovias do país — alguns oferecendo combustíveis de origem duvidosa. Por isso, é necessário buscar a melhor alternativa para não ser prejudicado.

Um sistema de gestão de abastecimento é a solução para problemas como esse. É um serviço que oferece uma solução integrada de gerenciamento dos abastecimentos da frota, possibilitando ao gestor controle total sobre as regras da operação e indicadores de desempenho.

Além disso, oferece também um sistema inteligente integrado ao meio de pagamento para a gestão dos abastecimentos de sua frota. Isso proporciona a redução das despesas com combustível, independente do tamanho da sua frota. 

E o seu funcionamento é simples: primeiro, é necessário definir as regras da operação de abastecimento de sua frota. O segundo passo é eliminar comportamentos indesejados e desvios da operação.

Depois disso, é só gerenciar o desempenho dos seus veículos e motoristas através dos gráficos e relatórios oferecidos automaticamente.

Gestão de Manutenção

O sistema de gestão de manutenção é uma ferramenta de compras em oficinas, autopeças e lojas automotivas. Ele é capaz de concentrar em uma só plataforma virtual informações a respeito de orçamentos, controle de estoque e acompanhamento de manutenções.

O seu processo de manutenção e aquisição de peças fica mais ágil e econômico quando se pode contar com diversos estabelecimentos para cotações. O sistema disponibiliza uma vasta e diversificada rede de credenciados para que você tenha sempre as melhores opções do mercado para a tomada de decisão.

Dessa forma, é possível fazer orçamentos online com diversos credenciados ao mesmo tempo, assim como criar planos de manutenção preventiva e controle de estoque de peças.

De borracharias a concessionárias, de oficinas a autopeças. Com o sistema de gestão de manutenção você tem alternativas para fazer a melhor decisão de compra e manutenção.

Faça uma gestão estratégica para obter mais resultados positivos

É possível também elaborar diferentes relatórios para que a empresa possa atingir as suas metas. São muitos os profissionais qualificados a prestar todo o suporte que você precisa na análise dos diferentes relatórios disponibilizados.

Para interpretar todos os gráficos e informações a fim de tomar a melhor decisão, conte com eles. 

Quer solicitar uma proposta das soluções MaxiFrota para escolher um sistema de gestão de frotas que atende à todas as suas necessidades? Solicite seu orçamento gratuitamente agora.

Conteúdos relacionados:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Receba os melhores conteúdos sobre Gestão, Segurança, Tecnologia e muito mais para aprimorar seus conhecimentos e aplicar em sua frota.