A realidade de uma gestão de frotas

Planilhas resolvem? Gerenciamento automatizado só funciona para grandes negócios? Tecnologia custa caro? Para tirar dúvidas como essas, você precisa conhecer melhor a realidade da gestão de frota.

Até porque são diversos os desafios enfrentados por empresas que trabalham com frota e, na hora de por em prática esse controle, muita confusão pode acontecer.

Confira a seguir algumas verdades sobre a gestão de frotas — e se elas atendem às suas expectativas:

Usar planilhas é fácil para fazer a gestão de sua frota

Está aí uma expectativa que não coincide com a realidade. Primeiro, porque o lançamento de dados nas planilhas de Excel é feito manualmente e toma muito tempo. Segundo, a chance de cometer erros é maior, seja por digitar uma informação errada, por conta de falhas no computador ou problemas com arquivos corrompidos.

Dessa forma, usar planilhas torna sua gestão mais devagar e menos eficiente. Insistir nelas é o mesmo que parar no tempo. Além de ficar para trás em relação a novas formas de gerenciamento, você pode acabar comprometendo o sucesso do negócio.

Na realidade, o surgimento de sistemas de gestão de frotas tornou diversas atividades (principalmente de coleta e gerenciamento de dados sobre a frota) muito mais rápido e prático. Se a sua empresa ainda tem resistências com a contratação de tecnologias como essa, você precisa agir rápido e mostrar os benefícios que esse tipo de sistema pode gerar.

O gerenciamento automatizado se adapta ao porte do negócio e ao tamanho da frota

Se essa é uma expectativa sua, temos aqui uma boa notícia: saiba que ela e a realidade da gestão de frota são a mesma.

Se o controle através de planilhas deixa a desejar, a automatização da gestão de frotas pode ser uma boa opção para o seu negócio. E esqueça aquela historia de que isso só pode ser aplicado em grandes corporações, porque já vimos e podemos confirmar que o gerenciamento automatizado se adapta a qualquer porte de empresa e tipos de frota.

Ainda mais, a automatização da gestão permite que você conte com dados sistematizados. Isso porque o sistema te ajuda a reunir informações de forma mais inteligente bem como estabelecer indicadores e montar diferentes cenários para o seu negócio.

Com isso, você será capaz de tomar decisões de forma mais precisa e confiável.

O uso de tecnologias encarece o processo na hora de fazer a sua gestão de frota

Na verdade, aqui a realidade da gestão de frota pode ser melhor do que aquilo que você imagina. Afinal, você precisa levar em conta o custo-benefício.

Ao contar com a tecnologia proporcionada por um sistema automatizado, você pode precisar de um investimento inicial elevado, mas tem a chance de reduzir custos continuamente a médio e longo prazo.

Ao ter informações mais sistemáticas e uma melhor visualização do negócio, você consegue identificar gastos e despesas desnecessárias, tornando possível realocar recursos onde realmente importa.

Quer um exemplo prático? Soluções tecnológicas podem te ajudar a controlar os abastecimentos realizados, comparar preços entre postos de combustível e programar rotas mais econômicas e otimizadas.

Igualmente, podem te ajudar a identificar de forma preventiva itens que precisam ser trocados nos veículos da sua frota. Isso evita gastos decorrentes de um mau funcionamento ou prejuízos por entregas e serviços realizados fora do prazo devido a uma pane.

Fazer a sua gestão de frota envolve apenas os veículos da empresa

Não existe expectativa mais errada do que essa (desculpa se você acreditava nisso). Uma boa gestão de frotas, além de gerenciar todo o universo dos veículos que fazem o negócio funcionar, envolve também cuidar de pessoas.

Os motoristas que trabalham na empresa devem fazer parte do seu gerenciamento. Não adianta nada criar mecanismos para conhecer e controlar a frota, mas não adotar uma comunicação clara e aberta com seus condutores.

A gestão de frotas significa também ouvi-los, conhecer cada um, o que pensam e como se comportam.

Oferecer treinamentos e capacitações para que estejam alinhados com as diretrizes da empresa assim como com as normas de segurança e protocolos de trânsito também é importante. Sua frota não existe sem eles, logo eles devem fazer parte das suas estratégias de gestão.

E aí agora você consegue diferenciar o que é expectativa e realidade na gestão de frota?

Se por um lado, apostar em planilhas, achar que automatização é só para grandes negócios e não levar em conta seus condutores são expectativas equivocadas.

Por outro, investir em tecnologia para reduzir custos, automatizar a gestão e envolver os motoristas no seu gerenciamento são expectativas que encontram veracidade na realidade. E o melhor, te ajudam muito na hora de fazer a sua gestão de frota.

Lembre-se disso na hora de fazer o planejamento da sua frota e operações. E use também o nosso guia gratuito para direcionar o seu planejamento — baixe ele sem custos agora.

Conteúdos relacionados:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Receba os melhores conteúdos sobre Gestão, Segurança, Tecnologia e muito mais para aprimorar seus conhecimentos e aplicar em sua frota.