O combustível adulterado é uma realidade preocupante no setor de transportes, causando sérios danos aos veículos e comprometendo a operação das frotas. 

Para os gestores, lidar com esse problema pode significar aumento de custos com manutenção, queda na produtividade e até riscos de paralisação das atividades.

Por isso, identificar os sinais, entender o que é combustível adulterado e agir de forma rápida e eficiente são passos fundamentais para minimizar os impactos e proteger sua frota.

O que é combustível adulterado?

O combustível adulterado é aquele que teve sua composição alterada de forma irregular, reduzindo sua qualidade e prejudicando o desempenho dos veículos.

Isso acontece quando substâncias não autorizadas ou em proporções inadequadas são adicionadas ao combustível, violando os padrões estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os tipos mais comuns de adulteração incluem: 

  • Gasolina com solventes como nafta ou óleo queimado, ou excesso de etanol além do permitido; 
  • Diesel diluído em água ou contaminado por outros óleos e resíduos;
  • Etanol com água adicionada além dos limites regulamentados.

Como identificar combustível adulterado?

Detectar combustível adulterado o mais cedo possível é essencial para evitar danos maiores. Aqui estão os principais sinais de alerta:

  • Perda de potência do motor e dificuldade para acelerar: o veículo apresenta desempenho inferior ao esperado, principalmente em subidas ou em alta velocidade.
  • Consumo elevado de combustível: o tanque parece “esvaziar” mais rápido do que o normal, mesmo sem mudanças significativas na operação.
  • Falhas no motor: problemas frequentes, como engasgos, dificuldade para dar partida e interrupções repentinas, podem ser indícios de combustível de baixa qualidade.
  • Entupimento de filtros e problemas em bicos injetores: resíduos do combustível adulterado causam obstruções, exigindo manutenção corretiva.
  • Cor ou odor incomum no combustível: gasolina ou diesel com aparência turva ou cheiro fora do comum pode indicar adulteração.

O combustível adulterado acende a luz da injeção?

Sim, o combustível adulterado pode acender a luz da injeção no painel do veículo, mas não é o único motivo. A luz da injeção é um alerta geral do sistema de diagnóstico do motor que indica algum problema na operação, incluindo falhas relacionadas ao combustível.

Quando o combustível está adulterado, ele pode interferir nos sensores e componentes do sistema de injeção eletrônica, como os bicos injetores e o sensor de oxigênio, fazendo com que a luz acenda.

Porém, outros fatores, como falhas na bomba de combustível ou problemas elétricos, também podem ser responsáveis.

Caso a luz da injeção acenda, é importante realizar uma inspeção detalhada para identificar a causa exata e corrigir o problema antes que ele se agrave.

Combustível adulterado: o que fazer?

Se você suspeitar que sua frota foi abastecida com combustível adulterado, é preciso agir rapidamente para minimizar os danos. 

Sinalize ao motorista que suspenda novos abastecimentos no local onde a suspeita surgiu. Reúna notas fiscais, registros de abastecimento e, se possível, colete uma amostra do combustível para análise técnica.

Também é importante realizar inspeções nos veículos afetados para identificar problemas nos motores, filtros e bicos injetores, e realizar manutenções corretivas para evitar danos permanentes.

É fundamental, principalmente em caso de confirmação da suspeita, denunciar o posto responsável. Relate o caso à ANP, fornecendo as provas coletadas. Isso ajuda a combater práticas irregulares e proteger outros consumidores.

Tomar medidas rápidas não só protege os veículos como também reforça a confiança da equipe e a credibilidade da operação.

Combustível adulterado é um problema sério que pode comprometer a eficiência e a segurança da sua frota.

Identificar os sinais, agir com agilidade e utilizar ferramentas de controle de abastecimento são passos essenciais para minimizar impactos e garantir a qualidade do combustível utilizado.
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